"Os B-1B Lancer da 7ª Asa de Bombardeiros da Base da Força Aérea de Dyess dos EUA, Texas, chegaram hoje à Base Aérea de Orland, Noruega, para uma missão de treinamento há muito planejada, durante a qual as aeronaves vão conduzir treinamento de combate ao longo da Europa. Esta é a primeira vez que os bombardeiros dos EUA operam fora na Noruega", informa o relatório da Força Aérea norte-americana.
A "aposentadoria", aprovada pela Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA, na sigla em inglês), vai reduzir a frota para 45 aeronaves B-1, sendo que quatro dos aviões "aposentados" são obrigados a permanecer em condições recuperáveishttps://t.co/OQLaxQCott
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 19, 2021
Anteriormente, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que Moscou considera a intenção de Oslo de implantar os bombardeiros estratégicos dos EUA em sua base aérea próxima de Trondheim como um novo passo para elevar a atividade militar na região.
O comandante da Força Aérea dos EUA na Europa, Jeff Harrigian, afirmou no comunicado que pretende mostrar a capacidade dos EUA em operar em um novo local, adicionando que as missões de treinamento ajudam a elevar a dissuasão e capacidades de defesa.
Em janeiro, o Comando Estratégico dos EUA comunicou que a missão de treinamento envolveria operações no extremo norte para elevar a interoperabilidade com aliados e parceiros ao longo do teatro europeu de operações.