"No sábado, 20 de fevereiro, às 13h [15h de Brasília], dois corpos sem vida foram encontrados na aldeia de Caunapi. Além disso, um corpo sem vida foi encontrado na aldeia de Villa Rica. No domingo, 21 de fevereiro, três corpos foram encontrados na aldeia de Llorente, às 5h15 [7h15 de Brasília]", disse o ministro da Defesa, Diego Molano, após reunião de um conselho extraordinário de segurança em Tumaco.
Ainda segundo o ministro, na tarde de domingo (21), outros cinco corpos foram recuperados por militares na vereda de Puerto Rico. Segundo informações da comunidade, os responsáveis por este último ato seriam os integrantes do grupo armado ilegal Contadores, que estão em confronto com a Frente Óliver Sinisterra, dissidente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
"Avaliamos essa informação, é muito incipiente. Em todo caso, levamos muito a sério", afirmou a prefeita Claudia López sobre uma possível ação extremista na capital colombiana https://t.co/bFwGoFRqLb
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 11, 2021
"No local dos acontecimentos, o Exército Nacional encontrou 1.032 munições de arma de fogo, 143 minas antipessoal, um dispositivo explosivo tipo lata, 25 latas de explosivos ANFO, um sistema de ativação de explosivos por radiofrequência, material de intendência e 350 quilos de provisões", informou o ministro.