"RFPI anuncia o registro da vacina russa Sputnik V contra o coronavírus pelo Ministério da Saúde da República Cooperativa da Guiana […] O registro é feito no âmbito do procedimento emergencial (emergency use authorization, EUA)", declarou o fundo russo.
Sputnik V é uma das três vacinas mundiais contra o coronavírus com maior número de aprovações recebidas pelos reguladores nacionais.
"Os Estados da América do Sul continuam demonstrando um alto interesse pela vacina Sputnik V, e hoje anunciamos o registro do imunizante na Guiana. Sputnik V já foi registrada em 33 países e contribui de maneira importante para a luta global contra a pandemia", disse em comunicado diretor-geral do RFPI, Kirill Dmitriev.
Nesta terça-feira (23) o México recebeu a primeira remessa de 200 mil doses da vacina russa.
Na recepção do imunizante estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, e o embaixador russo no país latino-americano, Viktor Koronelli.
Falando em discurso na ocasião, o chanceler mexicano expressou gratidão ao governo russo pelo envio das 200 mil doses da vacina Sputnik V.
Durante a terceira fase dos testes clínicos, a Sputnik V mostrou altos indicadores de eficácia, imunogenicidade e segurança. A vacina assegura proteção de 100% para os casos moderados e graves da infecção pelo novo coronavírus.