Os lançamentos foram realizados por meio de um lançador vertical estacionário do Centro Integrado de Testes de Chandipur.
Os projéteis superfície-ar, de fabricação doméstica, foram desenvolvidos para neutralizar diversas ameaças aéreas a curta distância, bem como alvos marítimos de superfície, declarou o DRDO.
Indigenously designed & developed Vertical Launch Short Range Surface to Air Missile (VL-SRSAM) by DRDO for Indian Navy has undergone two successful launches today. The missile is capable of neutralizing various aerial threats at close ranges. pic.twitter.com/dPaVRlrmlt
— DRDO (@DRDO_India) February 22, 2021
O sistema de lançamento vertical de mísseis de superfície-ar de curto alcance, projetado e implantado pela DRDO para a Marinha indiana completou com sucesso dois lançamentos hoje. O míssil é capaz de neutralizar diversas ameaças aéreas a curta distância.
Os lançamentos realizados nesta segunda-feira demonstraram as capacidades do sistema de lançamento vertical, interceptando os alvos simulados com precisão, segundo a emissora NDTV.
O sistema de controle de armas do VL-SRSAM foi implantado durante os testes, que foram monitorados por cientistas de diversos laboratórios da DRDO, envolvidos no projeto.
Os parâmetros da trajetória de voo e desempenho do míssil foram monitorados usando dados de voo, registrados por diversos instrumentos: radar, sistemas de telemetria e sistema de direcionamento eletro-óptico.
Com isso, o país comprovou a eficiência do sistema de armas, devendo outros testes ser realizados antes de o míssil ser implantado nos navios da Marinha da Índia.