A agência espacial norte-americana NASA divulgou na segunda-feira (22) o primeiro som gravado a partir de um corpo extraterrestre. Embora o microfone acoplado às câmeras de pouso do rover Perseverance não funcionasse, outro microfone no próprio rover registrou o áudio.
Também na segunda-feira (22), a NASA compartilhou imagens inéditas da nave Perseverance pousando em Marte na semana passada. O vídeo mostra imagens de duas câmeras da espaçonave, uma apontada para cima e a outra apontada para baixo, que registraram os três minutos cruciais, desde o lançamento o paraquedas de pouso, a cerca de dez quilômetros acima da superfície marciana, até o instante em que toca o solo do Planeta Vermelho, em um pouco mais de três minutos.
O rover Perseverance pousou em Marte na quinta-feira (18). A aterrissagem marca o sucesso de uma jornada de quase 480 milhões de quilômetros viajados no espaço como parte de uma missão para encontrar evidências de vida extraterrestre. Este é o quinto rover que a agência norte-americana enviou ao Planeta Vermelho.
O robô, que pesa pouco mais de uma tonelada e tem o mesmo tamanho de um carro grande, pousou na cratera Jezero, que é considerada um dos locais de pouso mais perigosos escolhidos pela NASA até agora: ela é repleta de rochas afiadas, penhascos perigosos e pedregulhos. Os cientistas acreditam que, como a cratera é um antigo lago, ela pode conter restos de micróbios mortos há muito tempo, no remoto passado em que Marte era um planeta úmido.
Outras missões em Marte
Em 10 de fevereiro, a sonda Tianwen-1 entrou com sucesso na órbita de Marte e enviou fotos e vídeos para a Terra. A sonda, a primeira lançada pela China ao Planeta Vermelho, permanecerá em órbita até maio de 2021. Se a Tianwen-1 aterrissar com sucesso, a China será o segundo país, depois dos EUA, a pousar um rover em Marte.
O rover de 250 quilos deverá então explorar a superfície e estudar as estruturas geológica, ambiental e atmosférica marcianas por um período de pelo menos 90 dias. Durante esse período a sonda vai tirar fotos, mapear o local e procurar por sinais de vida.
Em 9 de fevereiro, a órbita de Marte foi visitada pela sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos, fazendo história como a primeira missão interplanetária do mundo árabe.