Arqueólogos descobriram no condado de Cambridge, no Reino Unido, uma pequena figura com o que parece ser um penteado popular da sua época. Estudiosos acreditam que esta seja uma das primeiras evidências das tendências da moda do primeiro século, noticiou a Oxford Archaeology na última semana.
A figura de cobre de cerca de 5 centímetros foi encontrada por arqueólogos no local proposto para um estacionamento em 2018. Mas os detalhes só foram descobertos após limpeza recente. Os especialistas acreditam que o "estilo do homenzinho" pode fornecer uma visão única sobre os cortes de cabelo e bigodes populares entre os homens nativos da Grã-Bretanha da era romana, com parte de trás da cabeça e laterais bem cuidadas.
Curiosamente, a representação do estilo de corte de cabelo da estátua foi comparada pela mídia britânica ao estilo de figuras públicas atuais, como o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo ou o ator Brad Pitt.
Guess who’s in the news today - a little favourite found @WimpoleEstateNT! #Conservation cleaning has revealed remarkable detail on this tiny 5cm high copper alloy statue, including a hair style which may have been popular in East Anglia during the 1st century AD#FindsFriday pic.twitter.com/OWIvn3dgo2
— National Trust Archaeology (@NatTrustArch) February 19, 2021
Adivinhe quem está nas notícias hoje - um pequeno favorito encontrado.
A limpeza de conservação revelou detalhes notáveis nesta pequena estátua de liga de cobre de cinco centímetros de altura, incluindo um estilo de cabelo que pode ter sido popular no Leste da Inglaterra durante o século I d.C.
Shannon Hogan, a arqueóloga britânica do National Trust, disse ao Guardian que primeiramente os estudiosos pensaram que a peça fosse uma divindade celta, mas agora acreditam que poderia "muito bem refletir o rosto de um homem comum".
"Temos tão poucas representações visuais ou escritas dos romanos de como eram os povos nativos, então é tentador dizer que ele foi projetado com base na aparência das pessoas ou quais eram os estilos ou tendências atuais."
O objeto de 1.900 anos pode ter sido feito pelos romanos, mas claramente mostra "características muito celtas", como seus olhos ovais, de acordo com especialistas. Acredita-se que a figura tenha servido originalmente como cabo de espátula, provavelmente para misturar medicamentos, ou cera para fazer tabletes.
Em contrapartida, o arqueólogo Chris Thatcher acredita que as características da peça são um símbolo de status, influência e poder. "Achados como este fornecem uma visão rara e fascinante da estética e do simbolismo no final da Idade do Ferro", lembrando que talvez "nunca se saiba com certeza até que ponto seu penteado é típico dos estilos contemporâneos", conclui.