AstraZeneca entregará menos de 50% das doses prometidas à UE no 2º trimestre

© REUTERS / Stefan WermuthLogo da companhia farmacêutica britânica AstraZeneca (arquivo)
Logo da companhia farmacêutica britânica AstraZeneca (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2021
Nos siga no
Apesar de ter garantido em contrato com a União Europeia que entregaria 180 milhões de doses ao bloco no segundo trimestre, a AstraZeneca alertou Bruxelas de que ficaria aquém dos compromissos do primeiro trimestre devido a problemas de produção.

A AstraZeneca admitiu à União Europeia que espera uma queda de mais de 50% nas entregas de vacinas contra a COVID-19 no segundo trimestre, informou a Reuters. A farmacêutica disse ao bloco durante reuniões internas que "entregaria menos de 90 milhões de doses no segundo trimestre", embora o contrato com a União Europeia previsse 180 milhões, de acordo com um funcionário da UE citado pela agência de notícias.

Além disso, a empresa se planejou para entregar por volta de 40 milhões de doses no primeiro trimestre, também menos da metade da quantidade que estava sob contrato para fornecer, de acordo com a fonte.

A justificativa da farmacêutica foram problemas em uma fábrica de vacinas na Bélgica administrada pela parceira Novasep.

"Estamos esperançosos de que seremos capazes de aproximar nossas entregas em conformidade com o acordo de compra antecipada. Estamos continuamente revisando nosso cronograma de entrega e informando à Comissão Europeia semanalmente sobre nossos planos para trazer mais vacinas para a Europa", afirmou um porta-voz da AstraZeneca, segundo a Reuters.
© Sputnik / Aleksei Vitvitsky / Acessar o banco de imagensTuristas e logo da União Europeia em Bruxelas, Bélgica
AstraZeneca entregará menos de 50% das doses prometidas à UE no 2º trimestre - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2021
Turistas e logo da União Europeia em Bruxelas, Bélgica

Em um comunicado subsequente, a empresa informou que sua previsão mais recente para o segundo trimestre visa a entrega da quantidade firmada em contrato com a Comissão Europeia.

"Nesta fase, a AstraZeneca está trabalhando para aumentar a produtividade em sua cadeia de abastecimento da UE e continuar a fazer uso de sua capacidade global para atingir a entrega de 180 milhões de doses para a UE no segundo trimestre", declarou a farmacêutica.

Um porta-voz da Comissão Europeia que coordena as negociações com os fabricantes de vacinas se recusou a comentar as discussões "confidenciais", mas ressaltou que a UE deverá ter alternativas suficientes para atingir as metas de vacinação se as entregas acordadas com outros fornecedores forem cumpridas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала