"A suspensão da entrada imposta na Proclamação 10014 [...] não promove os interesses dos Estados Unidos. Pelo contrário, prejudica os Estados Unidos, até por impedir que alguns parentes de cidadãos norte-americanos e residentes legais permanentes se juntem a suas famílias aqui", disse Biden na ordem divulgada pela Casa Branca nesta quarta-feira (24).
© Andrew Kelly Trabalhadores durante protesto por melhores condições de trabalho, em Nova York, EUA, 30 de setembro de 2020
Trabalhadores durante protesto por melhores condições de trabalho, em Nova York, EUA, 30 de setembro de 2020
© Andrew Kelly
Em junho de 2020, o ex-presidente Donald Trump assinou uma proclamação que suspendeu certas categorias de vistos de trabalho de não imigrantes, como parte de um esforço para reviver a economia dos EUA em meio à pandemia do novo coronavírus.
A lista inclui vistos H-1B para trabalhar em indústrias de alta tecnologia e uma série de outros para trabalhadores de baixa qualificação, estagiários, professores e transferências de empresas.
Milhares de latino-americanos, especialmente de origem mexicana e centro-americana, viajam temporariamente para os EUA todos os anos para trabalhar principalmente no setor agrícola.