Um animal grande de aparência estranha chamou a atenção de Karen Lythgoe, escocesa que despretensiosamente anunciou a surpreendente descoberta do peixe gigante, no reservatório MacRitchie, em Singapura.
De longe, já havia pessoas especulando que poderia ser a carcaça de um crocodilo ou de outro réptil predador. Na dúvida, ela e Imran Kassim, outro morador local, foram olhar o bicho mais de perto para ter certeza do que era.
"Honestamente, parecia um crocodilo, especialmente porque uma parte de seu corpo havia sumido - provavelmente devorado por um lagarto-monitor feliz", disse Kassim ao tabloide The Sun.
Alligator-like fish with huge jaws and sharp teeth spotted 10,000 miles from its home https://t.co/75mJLMlFy2
— The Independent (@Independent) February 24, 2021
Peixe-jacaré com mandíbulas enormes e dentes afiados localizado a 16 mil km de sua casa
Fóssil vivo
A criatura monstruosa já foi identificada por cientistas, mas o mistério sobre como foi parar ali permanece. Em um comunicado conjunto, a agência de água da cidade e o Conselho de Parques Nacionais disseram que a carcaça encontrada é de um peixe-jacaré, nativo do sul dos Estados Unidos, ou seja, de cerca de 16 mil quilômetros de distância.
A espécie é chamada de fóssil vivo, porque grande parte de sua estrutura biológica pode ser rastreada até seus primeiros ancestrais. As autoridades supõem que o animal foi mantido em cativeiro, e libertado na natureza, quando ficou grande demais.
Quando jovens, peixes-jacarés podem medir cerca de 20 centímetros de comprimento. Assim são comercializados clandestinamente, de acordo com relatos da mídia local.
"Estou chocado que alguém possa ser tão irresponsável em libertar isso na natureza. É um predador importante, então realmente afeta o ecossistema", disse Karen.
A libertação irregular de animais em reservatórios e cursos de água é punível com multa ao equivalente a mais de 12 mil reais em Singapura.