"Nas regiões atingidas não será recomendável que as pessoas realizem esforço físico em áreas externas", diz o boletim diário da AEMET, que adverte para os perigos de aspirar essas partículas em suspensão para o sistema respiratório.
Nesse sentido, o Departamento de Meio Ambiente do governo regional da Catalunha ativou um alerta por alta contaminação do ar por conta das partículas trazidas pelos ventos do deserto do Saara.
Imágenes #METEOSAT canal VISIBLE últimas 6h. https://t.co/CqsXkk4oj0 pic.twitter.com/XSQG4qFjiA
— AEMET (@AEMET_Esp) February 24, 2021
Imagens de satélite das últimas 6h.
Diante desse panorama, o governo autônomo da Catalunha pede aos cidadãos que "evitem os deslocamentos desnecessários, sobretudo em horário de pico, que evitem fazer trajetos a pé ou em bicicleta e que dirijam seus veículos de maneira eficiente".
#FelizMiércoles. Puedes ver el video con la predicción oficial de #AEMET para hoy (y los próximos días) en https://t.co/fZjxW2f2L8 pic.twitter.com/lofOWXlP7K
— AEMET (@AEMET_Esp) February 24, 2021
Feliz quarta-feira. Vídeo com a previsão oficial da AEMET para hoje [24] e os próximos dias.
Outros pontos da península ibérica, como a cidade de Múrcia, no sudeste da Espanha, emitiram alertas nas últimas horas por conta do fenômeno meteorológico, mas estes já foram retirados.
Além disso, a previsão indica que, nas próximas horas, haverá a criação de uma Depressão Isolada em Altos Níveis (DANA, na sigla em espanhol), um fenômeno meteorológico comum na península - que também é conhecido como gota fria - e se caracteriza pela formação de tempestades e chuvas, na região do estreito de Gibraltar e do golfo de Cádiz, segundo a Agencia Meteorológica Espanhola, o que deve fazer com que as precipitações incluam toda a poeira em suspensão.