Na quarta-feira (24), foi entregue o primeiro lote de vacinas gratuitas contra a COVID-19 da aliança COVAX, segundo o comunicado conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla em inglês).
"Estas 600.000 vacinas da COVAX são parte de uma tranche inicial de entregas da vacina da AstraZeneca/Oxford, licenciada pelo Instituto Serum da Índia, o que representa parte da primeira onda de vacinas contra COVID-19 dirigida para vários países de renda baixa e média", conforme o comunicado.
A entrega da vacina ao Gana também representa o início do que deverá ser a maior operação de aquisição e fornecimento de vacinas na história, de acordo com o comunicado conjunto.
Neste ano, a COVAX planeja entregar cerca de dois bilhões de doses da vacina contra o novo coronavírus, sendo um "esforço global sem precedentes" para garantir o acesso de todas as pessoas à vacinação, diz o comunicado.
"Congratulamo-nos com o fato de o Gana se tornar o primeiro país a receber a vacina contra a COVID-19 da COVAX Facility", segundo o comunicado.
O objetivo principal da aliança internacional COVAX é acelerar o desenvolvimento e fabricação de vacinas contra o novo coronavírus e garantir um acesso justo para todos os países do mundo à vacinação. A COVAX é coliderada pela aliança GAVI, Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI, na sigla em inglês) e OMS.