Na quarta-feira (24), a Embaixada dos Estados Unidos no Sudão confirmou que um navio da Marinha norte-americana atracou na cidade costeira de Porto Sudão, no mar Vermelho, a fim de reforçar a segurança marítima na região.
"Estamos honrados em trabalhar com nossos parceiros sudaneses para reforçar a segurança marítima", declarou o capitão Frank Okata, comodoro, comandante do Comando de Transporte Marítimo Militar da Europa e África (MSCEURAF, na sigla em inglês).
A visita é realizada após décadas de embargo norte-americano imposto ao Sudão e pretende reforçar a parceria militar entre os dois países.
Today, the Military Sealift Command expeditionary fast transport ship USNS Carson City arrived in Port Sudan, Sudan. pic.twitter.com/7S1k9V5vFu
— US Embassy Khartoum (@USEmbassyKRT) February 24, 2021
Hoje, o navio de transporte rápido expedicionário USNS Carson City do Comando de Transporte Marítimo Militar chegou ao Porto Sudão, Sudão.
"O navio de transporte rápido expedicionário USNS Carson City do Comando de Transporte Marítimo Militar chegou ao Porto Sudão", segundo a declaração da embaixada.
"É o primeiro navio da Marinha dos EUA em décadas a visitar o país e destaca a vontade das Forças Armadas dos Estados Unidos de renovarem sua parceria com as Forças Armadas do Sudão", conforme a declaração.
O navio da Marinha norte-americana USNS Carson City é tripulado por cerca de 35 marinheiros da Marinha e marinheiros do serviço civil, segundo as Forças Navais dos EUA na Europa e África (CNE-CNA, na sigla em inglês).
Em janeiro deste ano, o subcomandante do Comando da África do Norte para o Engajamento Civil-Militar (AFRICOM, na sigla em inglês), embaixador Andrew Young, e o diretor de inteligência, contra-almirante Heidi Berg, visitaram Cartum para ampliar as iniciativas de cooperação.