De acordo com um comunicado publicado pela Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, "hoje [25], o presidente Joseph Biden declarou que há um grande desastre no estado de Oklahoma e ordenou que o governo federal ofereça assistência para complementar os esforços de recuperação estaduais e locais nas áreas afetadas pelas fortes tempestades de inverno de 8 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2021".
.@POTUS approved a major disaster declaration in Oklahoma for the recent winter storms. Survivors in the delegated counties can apply for disaster assistance: https://t.co/uiBrAawShK. I'm working with @GovStitt to provide the state with resources they need in order to recover.
— Bob Fenton (@FEMA_Fenton) February 25, 2021
O presidente dos Estados Unidos aprovou uma declaração de grande desastre em Oklahoma devido às tempestades de inverno recentes. Sobreviventes nos condados designados podem aplicar para receber assistência no site DisasterAssistance.gov. Estou trabalhando com o governador Kevin Stitt para providenciar mais recursos necessários para a recuperação do estado. Bob Fenton, administrador interino da FEMA.
A nota esclarece que a ação do presidente disponibiliza recursos federais para os indivíduos afetados nos condados de Canadian, Carter, Cherokee, Comanche, Cotton, Hughes, Jefferson, Le Flore, McIntosh, Oklahoma, Okmulgee, Osage, Pittsburg, Stephens, Tulsa e Wagoner.
"A assistência pode incluir subsídios para habitação temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedades não seguradas e outros programas para ajudar indivíduos e proprietários de negócios a se recuperarem dos efeitos do desastre", afirmou a FEMA no comunicado.
Os recursos federais também estão disponíveis para os governos estaduais e locais e algumas organizações privadas sem fins lucrativos sobre uma base compartilhada de custos para medidas de proteção de emergência e de mitigação de riscos em todo o estado.