Os pesquisadores descobriram uma antiga carruagem cerimonial de quatro rodas, quase inteiramente preservada, que se acredita ter sido usada para uma "cerimônia de casamento aristocrático", escreve agência de notícias ANSA.
A descoberta foi descrita como sendo de "grande importância para o avanço de nosso conhecimento do mundo antigo", disse Massimo Osanna, diretor interino do Parque Arqueológico de Pompeia. Ele especificou que a carruagem pode ser um pilentum – um meio de transporte utilizado pelas elites e apenas em ocasiões cerimoniais.
The four-wheeled processional chariot. The last discovery of #Pompeii.⤵️https://t.co/XP52Pp3imB
— Pompeii Sites (@pompeii_sites) February 27, 2021
Ph. Luigi Spina📷 pic.twitter.com/I1kkUZEMi3
Carruagem de quatro rodas. A mais recente descoberta de Pompeia.
"Nós nunca tínhamos visto antes na Itália uma [carruagem] como esta. Ela só pode ser comparada com uma série de carruagens encontradas há 15 anos em um túmulo na Trácia, no norte da Grécia, na fronteira com a Bulgária", afirmou.
A carruagem é magnificamente decorada em ambos os lados com folhas de bronze cinzeladas e alternadas com painéis de madeira pintados de vermelho e preto, enquanto na parte traseira há um sistema decorativo complexo e extenso com três registros distintos com uma sucessão de medalhões de bronze e estanho exibindo cenas figurativas.
Este tipo de carruagem é totalmente único na Itália, não só por causa de seu estado de conservação, uma vez que temos não só decorações individuais, mas todo o veículo, mas também porque é uma carruagem que não era utilizada para o transporte de produtos agrícolas ou para atividades da vida quotidiana.