Segundo publicou a RTE, centenas de manifestantes se reuniram no centro da cidade e se dirigiram ao Parque Verde de St. Stephen. Enquanto a multidão se aproximava do local, um dos manifestantes atacou um policial com fogos de artifício.
Após o incidente, a polícia começou a dispersar a manifestação usando cassetetes. Ao menos três policiais ficaram feridos durante os confrontos, de acordo com a emissora irlandesa. Protestos semelhantes são comuns em diversos países europeus desde o início das restrições sociais contra a COVID-19, tendo sido registrados, por exemplo, na Alemanha, França, Espanha e Reino Unido.
O ex-primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar condenou a violência contra a polícia em meio à crise causada pela pandemia da COVID-19 no país.
Horrified to see this on our streets. Irish people have spent last year fighting Covid. There is no excuse for violence to Gardaí or anyone. This behaviour on Grafton St by a selfish few undermines sacrifices that millions have made in the last 12 months https://t.co/QI8x2dmFg3
— Leo Varadkar (@LeoVaradkar) February 27, 2021
Estou horrorizado de ver isso em nossas ruas. Os irlandeses passaram o ano passado lutando contra a COVID-19. Não há desculpa para violência contra a Garda [a polícia irlandesa] ou qualquer outra pessoa. Esse comportamento em Grafton St por parte de alguns poucos egoístas prejudica os sacrifícios que milhões fizeram nos últimos 12 meses.
Na quarta-feira (24), o governo irlandês estendeu o lockdown contra a COVID-19 até 5 de abril, devido a um aumento no registro de casos de COVID-19 no país. Até este sábado (27), conforme dados da Universidade Johns Hopkins, a Irlanda tinha confirmado 218.980 casos de COVID-19 e 4.313 mortes, sendo 738 casos e 13 óbitos registrados nas últimas 24 horas.