Além da Colômbia, apenas Gana já recebeu doses das vacinas via COVAX, uma iniciativa da OMS para distribuição global dos imunizantes contra a COVID-19. O presidente da Colômbia, Iván Duque, usou as redes sociais para divulgar a chegada das doses.
Hoy es un gran día: recibimos 117 mil dosis de Pfizer, adquiridas a través de Covax. Colombia es el primer país de América en recibir biológicos de esta estrategia; esperamos que sigan más entregas, con el principio de equidad, para naciones que no tienen fácil acceso a vacunas. pic.twitter.com/lhdqsZmmav
— Iván Duque 🇨🇴 (@IvanDuque) March 1, 2021
Hoje é um grande dia: recebemos 117 mil doses da Pfizer, adquiridas através da COVAX. A Colômbia é o primeiro país da América a receber fármacos da iniciativa; esperamos que continuem mais entregas, com o princípio de equidade, para nações que não têm fácil acesso às vacinas.
A Colômbia espera receber um total de 20 milhões de doses via COVAX, além de 61,5 milhões de doses de diversos fabricantes ao longo deste ano.
A campanha de vacinação na Colômbia começou em 17 de fevereiro, com a vacina Pfizer/BioNTech. Desde então, mais de 114 mil pessoas receberam pelo menos uma dose do imunizante.
O país é um dos mais impactados pela COVID-19 na região e no mundo, em números absolutos. Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, a Colômbia tem 2.251.690 casos confirmados de COVID-19 e 59.766 mortes causadas pela doença.