O príncipe Philip, de 99 anos de idade, deixou o Hospital King Edward VII, em Londres, nesta segunda-feira (1º), após duas semanas de internação, para ser transferido para o Hospital São Bartolomeu, também na capital. O duque de Edimburgo foi inicialmente internado no dia 16 de fevereiro como medida de precaução depois de se sentir mal, tornando esta a sua estadia mais longa em hospitais até hoje.
Segundo o tabloide Daily Mail, um porta-voz do Palácio de Buckingham divulgou que "o duque de Edimburgo foi transferido hoje [1º] do Hospital King Edward VII para o Hospital São Bartolomeu, onde os médicos continuarão a tratá-lo de uma infecção, bem como realizarão testes e observação de uma condição cardíaca pré-existente. O duque continua confortável e está respondendo ao tratamento, mas deve permanecer no hospital pelo menos até o final da semana".
Durante a transferência, o marido da rainha Elizabeth II foi protegido da vista do público por uma série de guarda-chuvas erguidos enquanto se dirigia a uma ambulância nos fundos do Hospital King Edward VII, onde recebia tratamento para uma infecção.
Philip e a rainha, de 99 e 94 anos, respectivamente, receberam vacinas contra COVID-19 no mês passado e sua internação não está relacionada ao coronavírus. A rainha permanece no Castelo de Windsor em isolamento social.
O único membro da família real conhecido por tê-lo visitado até agora é o príncipe Charles, que fez uma viagem de ida e volta de 320 quilômetros de sua casa em Gloucestershire, condado no sudoeste da Inglaterra, para ver seu pai no dia 20 de fevereiro.
O ex-secretário de imprensa da rainha, Dickie Arbiter, disse anteriormente que Philip provavelmente "solicitou" a presença de seu filho mais velho para discutir o futuro da família real. Isso ocorreu devido aos desenvolvimentos recentes com o Palácio de Buckingham que revelaram que o príncipe Harry e Meghan Markle não voltariam a ser membros sêniores da realeza.
O duque, que está a apenas três meses de completar 100 anos em 10 de junho, também falou com outros membros da família real por telefone enquanto estava no hospital.