Os exercícios internacionais Poseidon 21 da OTAN começaram no mar Negro com uma cerimônia de abertura celebrada neste sábado (28) no porto da cidade romena de Constança, segundo comunicado da Marinha do país anfitrião.
O principal objetivo dos exercícios, de acordo com o comunicado, é "aperfeiçoar" as capacidades da Aliança para "fortalecer seu potencial de reação rápida, no marco das mudanças contínuas em torno da segurança regional".
As manobras, que ocorrerão até o próximo dia 6 de março, contarão com mais de 600 militares dos EUA, Espanha, França, Grécia, Turquia e Romênia, bem como 11 navios de guerra, nove aeronaves militares, um caminhão de intervenção pirotécnica e um robô submarino controlado à distância.
O cenário do treinamento, dirigido pelo Comando da Frota de Constança, inclui missões de combate contra ameaças submarinas, que implicarão operações de reconhecimento hidrográfico, detecção e neutralização de minas marinhas e artefatos explosivos improvisados.
Além disso, estão previstos exercícios mistos de combate contra aeronaves, navios de guerra e submarinos do inimigo, bem como o reboque de um navio danificado, reabastecimento de combustível em alto mar e a prestação de primeiros socorros.
Em terra, está programada a simulação de ações conjuntas do Ministério da Defesa e do Ministério do Interior da Romênia para responder à explosão de uma estrutura hidráulica na costa.