O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, visitou nesta terça (2), com governadores, a fábrica da União Química em Brasília, representante do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) no Brasil.
"A proposta é a aquisição de 20 milhões de doses para São Paulo. Precisamos muitas e todas as vacinas [serão destinadas] para a nossa população", disse Gorinchteyn, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.
Depois da iniciativa de São Paulo, governadores da região Nordeste também entraram em contato com o RFPI para tentar adquirir doses do imunizante russo.
Na semana passada o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os governos estaduais podem comprar vacinas diretamente de laboratórios caso o Ministério da Saúde não cumpra o Plano Nacional de Imunização (PNI).
A Sputnik V ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, ainda não pode ser aplicada de forma emergencial no Brasil.
A vacina Sputnik V mostrou altos indicadores de eficácia, imunogenicidade e segurança durante a realização da terceira fase de testes. O imunizante assegura proteção de 100% para os casos moderados e graves da infecção pelo novo coronavírus.