O abalo ocorreu perto das ilhas Kermadec, a uma profundidade de 19,4 quilômetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Esse foi o terceiro terremoto significativo a atingir o país em poucas horas. Mais cedo, a Nova Zelândia já tinha enfrentado um tremor de magnitude 7,4 e um de magnitude 7,3, além de outros menores.
Pouco depois do incidente, a Agência Nacional de Gestão de Emergência emitiu um alerta pedindo a evacuação de zonas costeiras devido ao risco de inundações.
We have issued a TSUNAMI WARNING for New Zealand coastal areas following the magnitude 8.1 earthquake near KERMADEC ISLANDS REGION. There is a LAND and MARINE TSUNAMI THREAT. An EMA has been issued to areas under land and marine tsunami threat.
— National Emergency Management Agency (@NZcivildefence) March 4, 2021
Emitimos um alerta de tsunami para áreas costeiras da Nova Zelândia após o terremoto de magnitude 8,1 perto da região das ilhas Kermadec. Há uma ameaça terrestre e marinha por tsunami. Um alerta de emergência por celular foi emitido para as áreas sob ameaça terrestre e marinha de tsunami.
As inundações são esperadas na costa oeste da Ilha do Norte, entre Cabo Reinga e Ahipara, e, na costa leste, entre Cabo Reinga e Whangarei, e entre Matata e Tolaga Bay.