O fotógrafo espacial, Andrew McCarthy, conseguiu capturar imagens da EEI ao passar pela cratera Copernicus da Lua, enquanto os astronautas se preparavam para realizar uma atividade extraveicular (EVA, na sigla em inglês).
Localizado em Sacramento, Califórnia (EUA), o fotógrafo utilizou seu telescópio para registrar a imagem que compartilhou nas redes sociais comentando que, à primeira vista, pareciam faltar painéis solares.
At 2:44am this morning, I positioned myself so the ISS would pass between the moon and I to get this picture. What I didn't expect- was for the ISS to look so much different than usual. #astrophotography #space #opteam pic.twitter.com/QBrn1tBE5C
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy) February 28, 2021
Às 2h44 desta manhã [7h44, horário de Brasília], me posicionei de forma que a EEI passasse entre a Lua [e a Terra] e eu pegasse a imagem. O que eu não esperava era que a EEI aparecesse tão diferente do comum.
"Isso é porque, apesar de estarem em uma configuração que requer que fiquem orientados para Terra [também na direção do Sol], a metade dos painéis se veem de lado. Então, por que isso acontece?", escreveu o fotógrafo.
Depois, McCarthy ressaltou que a imagem tinha sido tirada durante "preparação para uma EVA". Além disso, o fotógrafo afirmou que o registro se tornou uma de suas imagens favoritas, não apenas por "capturar uma nave espacial a partir da Terra", mas por ter a capacidade de ver "claramente a reconfiguração do painel solar devido a uma missão que estava sendo transmitida ao vivo pela NASA", disse ele, citado pelo The Daily Mail.
Here’s a close-up video of yesterday’s Transit. This is slowed down considerably, as well as aligned to the station, to give the illusion that it is flying over the lunar surface. Realtime video and a write up here: https://t.co/VUjYIQrWBB #space #opteam #astrophotography pic.twitter.com/IPeRsDoEzv
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy) March 1, 2021
Aqui está o zoom do vídeo do trânsito de ontem. Ele é consideravelmente desacelerado, bem como alinhado com a estação, para criar uma ilusão de que está sobrevoando a superfície lunar. Vídeo em tempo real e descrito aqui.