A informação foi confirmada neste sábado (6) pelo presidente equatoriano, Lenín Moreno, que agradeceu ao chefe de Estado chileno, Sebastián Piñera, pela ajuda.
¡Las relaciones bilaterales generan grandes frutos! El Gobierno de Chile entregó a Ecuador 20 mil vacunas de SINOVAC para personal sanitario. Esta es una muestra de solidaridad entre países. Gracias @sebastianpinera por compartir el ideal de luchar por la inmunidad de la región. pic.twitter.com/Yh5H1orrHy
— Lenín Moreno (@Lenin) March 6, 2021
As relações bilaterais geram grandes frutos! O governo do Chile entregou ao Equador 20 mil vacinas da Sinovac para as equipes sanitárias. Essa é uma amostra da solidariedade entre países. Obrigado a Sebastián Piñera por compartilhar o ideal de lutar pela imunidade da região.
O Chile ocupa o sexto lugar no mundo em aplicações de vacinas per capita contra a COVID-19, de acordo com dados da Reuters, com um quarto da população já tendo recebido uma dose.
No Equador, a situação é bastante diferente, com Moreno sofrendo críticas pela lentidão da campanha de imunização. Até a última sexta-feira (5), apenas 65.000 doses de vacina tinham sido aplicadas no país, ainda segundo a agência, basicamente, em profissionais de saúde e idosos que vivem em asilos.