O mergulhador e fotógrafo eslovaco Martin Strmiska registrou imagens incríveis de um bombardeiro pesado quadrimotor, um Boeing B-17 Flying Fortress, que permanece afundado na costa croata desde 1944, segundo o tabloide Daily Mail.
O bombardeiro B-17 afundou em novembro de 1944 a aproximadamente 50 quilômetros da costa da Croácia, permanecendo a mais de 60 metros de profundidade.
Em novembro de 1944, o avião norte-americano sofreu sérios danos e o piloto tentou retornar à base aérea aliada mais próxima, contudo, realizou o pouso sobre o mar Adriático, a aproximadamente 50 quilômetros da costa croata. Quase toda a tripulação da aeronave conseguiu se salvar, com exceção de um dos pilotos.
As cenas do vídeo mostram os restos da aeronave cobertos com algas, areia e rodeados por peixes e outros organismos marinhos.
"Os restos estão basicamente intactos, a sensação é impressionante [...] Em algum momento, ele desaparecerá, por isso estou feliz por poder mostrar estas imagens e falar sobre a história por trás da aeronave", adicionou.