Ao longo das escavações, iniciadas em 2019 em Sendrazice, na região de Hradec Králové, os arqueólogos encontraram restos mortais, uma tumba e um valioso tesouro. Contudo, as descobertas só agora foram anunciadas, segundo o Heritage Daily.
Ao todo, foram descobertos esqueletos de seis pessoas, sendo homens e mulheres de 16 a 55 anos de idade, que estavam em sepulturas danificadas, possivelmente por pessoas daquela época.
Entretanto, uma das tumbas revelou um tesouro notável do século V d.C., durante o Império Romano Ocidental.
Dentre as valiosas relíquias estavam uma faca de ferro, quatro fivelas de ouro e prata incrustadas com pedras semipreciosas, um capacete decorado com ouro, contas de vidro, um pente de osso, grandes peças de tecido e couro, um vaso de cerâmica, além de outros artefatos notáveis desse período.
Embora as sepulturas tivessem sido saqueadas na antiguidade, os pesquisadores descobriram várias ofertas funerárias como uma espada curta, facas, contas de vidro e âmbar, componentes de cintos metálicos e outros.
Os artefatos estão sendo analisados pelos especialistas que trabalhavam no local. Posteriormente, a datação por radiocarbono espera fornecer uma classificação cronológica precisa das sepulturas, enquanto a análise dos teores de isótopos de carbono e nitrogênio mostrará qual era a fonte dominante de proteína de cada indivíduo.