De acordo com o portal The Drive, a embarcação foi enviada, em outubro e novembro de 2020, para duas tempestades reais, com ondas de até seis metros de altura.
Durante a realização dos testes, a embarcação alcançou o Estado do Mar 6, escala usada pela Organização Mundial de Meteorologia em que 6 significa "mar muito grosso".
"Nós escolhemos locais e períodos para conduzir os testes que corresponderiam a modelos de previsão do tempo [...] Nós posicionamos boias de ondas que derivaram na superfície do mar, o que nos ajudou a determinar a rota marítima em termos de altura da onda, período e direção", afirmou Stephen Minnich, diretor dos testes de mar agitado.
De acordo com a Marinha dos EUA, a equipe de Minnich ficou satisfeita com os testes, observando que os limites dos critérios de movimento crítico não foram ultrapassados.
Estes testes visam avaliar o casco da embarcação, que já causou grandes preocupações à Marinha do país devido a dúvidas sobre sua estabilidade em águas agitadas.
Apesar dos testes bem-sucedidos, há muito trabalho a ser feito para provar as capacidades básicas da embarcação, a qual até hoje segue sem a confiança do governo norte-americano, que proibiu a Marinha de aceitar a entrega do USS Zumwalt até que seus principais sistemas de combate fossem ativados, algo que ocorreu em abril de 2020.
Atualmente, a Marinha dos Estados Unidos conta com 19 submarinos desta classe em serviço, enquanto planeja se dotar de um total de 60 https://t.co/TV2r450xqU
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 6, 2021
Estimava-se a construção de 32 navios desta classe, equipados com tecnologia de última geração. Contudo, em sua primeira aventura o Zumwalt atracou no canal do Panamá, depois que seus motores ficaram inundados com água do mar.
Seu custo seguiu crescendo continuamente, atingindo aproximadamente US$ 7 milhões (R$ 37 milhões), fazendo com que o país optasse pela construção de apenas três navios da classe Zumwalt, que não operam totalmente devido aos altos custos.
Com um deslocamento de 14.798 toneladas e 180 metros de comprimento, estes navios podem alcançar a velocidade máxima de 30 nós.
Cada embarcação está armada com 20 lançadores verticais Mk 57 para 80 mísseis, dois canhões antiaéreos de 155 milímetros de calibre e dois canhões Mk 110 de 57 milímetros.
Os Zumwalt carregam a bordo dois helicópteros navais Sikorsky SH-60 Seahawk e três drones de reconhecimento e apoio aéreo MQ-8 Fire Scout.