O deputado Arthur Lira publicou em suas redes sociais a cópia de uma carta enviada ao governo chinês pedindo ajuda no fornecimento de insumos para combater a COVID-19 no Brasil.
Enviei carta ao Embaixador da China no Brasil e também participei de uma vídeo conferência com o representante do Povo Chinês. pic.twitter.com/wzXFtIQnsG
— Arthur Lira (@ArthurLira_) March 9, 2021
Em seu apelo, Lira escreve que os interesses de ambas nações não podem ser afetados pelas "circunstâncias, ideologia ou individualismos", mas pelo interesse nacional de cada país e o bem-estar de seus povos.
O presidente da Câmara apela para que nossos "parceiros chineses tenham um olhar amigo, solidário e humano, e nos ajudem a superar a pandemia, oferecendo os insumos, as vacinas, todo apoio que este grande parceiro da China precisa neste grave momento".
"Faço esse apelo para que salvemos vidas de brasileiros, brasileiros que alimentam e salvam vidas de chineses com nossa produção agrícola. É com compreensão, diálogo e respeito, solidariedade mútua, que iremos reforçar cada vez mais nossos laços", escreveu o deputado.
Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, comentou, também em uma rede social, o encontro virtual entre os representantes dos países.
Alegria enorme conversar de manhã hoje com o Presidente da Câmara dos Deputados Br @ArthurLira_. Trocámos opiniões sobre o intercâmbio entre os poderes legislativos, estreitamento das relações sino-brasileiras, sobretudo a parceria no combate à pandemia e cooperações pragmáticas.
— Yang Wanming (@WanmingYang) March 9, 2021
Na carta enviada ao embaixador chinês, o deputado Arthur Lira conclui com um alerta: "Se nós não vacinarmos em massa a população brasileira, não sairemos dessa situação grave da pandemia".