A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, registrou, nesta terça-feira (9), uma queda de 37% na média móvel de novos casos de COVID-19 em comparação a 14 dias atrás. O município entrou em regime de lockdown, com medidas de restrição de circulação, no dia 21 de fevereiro.
Em duas semanas, houve redução de 178 para 112 confirmações diárias.
Apesar da melhora, o sistema de saúde ainda está no limite. Segundo a prefeitura, a ocupação de leitos de UTI na cidade, tanto na rede pública como na privada, está em 93%. Neste momento, não há pacientes com COVID-19 aguardando leito na rede pública.
"Nosso sistema está estrangulado ainda. O número de internados ainda é extremamente alto para a capacidade do sistema. Se não houver modificação no cenário estadual, a gente ainda vai ter problema", afirmou Walter Figueiredo, diretor do Serviço Especial de Saúde (Sesa) de Araraquara, vinculado à Faculdade de Saúde Pública, conforme publicado pelo Estadão.
Ao todo, 181 pacientes estão internados no município. Na Santa Casa, todos os dez leitos de UTI estão ocupados. Já no Hospital de Campanha, 18 dos 20 leitos de UTI tinham pacientes na manhã desta terça-feira (9).