O congressista norte-americano Adam Smith, durante um evento virtual com o think tank Instituição Brookings, chamou o caça norte-americano F-35 de "buraco de rato", segundo o jornal The Washington Post.
O democrata descreveu o avião como uma plataforma defensiva cara demais com capacidades decepcionantes e pediu a redução do custo de sua manutenção.
"Quero parar de jogar dinheiro nesse buraco de rato", disse Smith.
Smith afirmou que o caça F-35 "não funciona muito bem" e sua manutenção é muito cara. O congressista também lamentou a longa dependência dos Estados Unidos desta aeronave.
A solução é investir em outras aeronaves para que o Departamento de Defesa tenha uma gama de diferentes opções de caças, afirmou congressista.
"O que vou tentar fazer é descobrir como podemos obter uma mistura de aeronave de caça e ataque que seja a mais eficiente em termos de custos. Grande parte disso é encontrar algo que não nos obrigue a depender do F-35 durante os próximos 35 anos", segundo Smith.
Anteriormente, a revista norte-americana Forbes contou que a Força Aérea dos EUA admite o fracasso do programa de criação do caça furtivo F-35. Os especialistas destacaram que, devido à concorrência crescente, a estrutura do F-35 se tornou bastante complexa, o que abrandou o desenvolvimento, aumentou o custo e reduziu a credibilidade do projeto.