As imagens divulgadas mostram militares realizando inspeções de pré-voo dos mísseis AGM-84D Harpoon, suspensos em um avião P-8A do Esquadrão de Patrulha 8, que operam com a 5ª Frota da Marinha dos EUA, abrangendo o golfo Pérsico, mar Vermelho, mar Arábico e regiões do oceano Índico.
De acordo com o portal Business Insider, a missão foi realizada nos dias 15 e 16 de janeiro de 2021, contudo, as fotos só agora foram divulgadas. A zona onde a missão ocorreu não foi revelada.
Eyes in the sky.
— U.S. Navy (@USNavy) March 9, 2021
A #USNavy P-8A Poseidon maritime patrol and reconnaissance aircraft, assigned to Patrol Squadron 8 deployed with Commander, Task Force 57 takes off from a runway for a maritime domain awareness mission in the @US5thFleet area of operations. pic.twitter.com/H5UjOIOSe6
Olhos no céu. Um avião de patrulha e reconhecimento P-8A Poseidon da Marinha dos EUA, pertencente ao Esquadrão de Patrulha 8, implantado com a Força-Tarefa CTF-57, decola de uma pista para missão de consciência situacional marítima na área de operações da 5ª Frota da Marinha dos EUA.
Apesar do sigilo, o portal sugere que a missão tenha ocorrido na base de Manama, no Bahrein, onde os aviões P-3 Orion e Poseidon, que apoiam a força-tarefa CTF-57, geralmente estão baseados.
A CTF-57 é a força-tarefa de patrulha marítima e reconhecimento da 5ª Frota dos EUA, do Comando Central das Forças Navais e das Forças Marítimas Combinadas.
As aeronaves da força-tarefa são responsáveis pelas missões de apoio às operações navais, garantindo a estabilidade, segurança e a liberdade de navegação na área de responsabilidade do Comando Central, indica o Business Insider.
Speed Racer com uma ogiva altamente explosiva poderia permitir que o avião C-12 ataque um alvo inimigo sem ter que coordená-lo com outra aeronavehttps://t.co/ufIRjMY7cu
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 5, 2021
O Harpoon foi o primeiro míssil antinavio destinado à Marinha dos EUA, introduzido em 1977 depois que o destróier israelense Eilat foi afundado em 1967 por um míssil Styx de fabricação soviética, disparado por egípcios.
Obviamente não é a primeira vez que um Poseidon é visto carregando este tipo de arma, embora seja a primeira vez que vemos este armamento em um P-8 implantado na área do golfo Pérsico.
O projétil é usado para atacar alvos marítimos em quaisquer condições climáticas e fora da vista da plataforma de lançamento, tendo um alcance de 220 quilômetros.