Segundo o ex-presidente da Câmara dos Deputados, "você não precisa gostar do Lula para entender a diferença dele para o Bolsonaro".
Você não precisa gostar do Lula para entender a diferença dele para o Bolsonaro. Um tem visão de país; o outro só enxerga o próprio umbigo. Um defende a vacina, a ciência e o SUS; o outro defende a cloroquina e um tal de spray israelense.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) March 10, 2021
Após a decisão que anulou as condenações e os processos contra o petista no âmbito da Lava Jato, e o início do julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, Lula programou um pronunciamento e entrevista coletiva.
Em sua fala, o petista atacou duramente os procuradores da força-tarefa da Lava Jato, mas disse que não sentia mágoas. Ele também criticou o governo Bolsonaro de forma geral, com enfoque especial na questão da condução da pandemia da COVID-19.
Bolsonaro é 'acidente da história'
Em uma série de publicações no Twitter, Maia disse que, enquanto Lula defende o meio ambiente e uma política externa independente, Bolsonaro promove a destruição e a subserviência.
"Um defende uma política externa independente; outro defende a subserviência. Um defende política ambiental; outro a política da destruição. Um respeita e defende a democracia; o outro não sabe o que isso significa", escreveu o parlamentar.
Maia disse ainda que Bolsonaro era um "acidente da história". Ele apontou "grandes diferenças" entre si e o petista, mas elogiou a sua trajetória.
"Um fundou um partido e disputou 4 eleições; o outro é um acidente da história. Tenho grandes diferenças com [o ex-presidente] Lula, principalmente na economia, mas não precisa ser petista fanático para reconhecer a diferença entre o ex-presidente e o atual", disse o deputado.