NASA divulga som do laser do rover Perseverance destruindo rochas em Marte

© Foto / NASA / JPL-CaltechFotografias tiradas pelo rover Perseverance da NASA, que aterrissou em Marte em 18 de fevereiro na cratera Jezero
Fotografias tiradas pelo rover Perseverance da NASA, que aterrissou em Marte em 18 de fevereiro na cratera Jezero - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2021
Nos siga no
Nesta terça-feira (9), a NASA divulgou uma gravação áudio do funcionamento do laser instalado no rover Perseverance, que está em Marte.

A operação foi realizada no dia 2 de março, no sol 12, como são chamados os dias marcianos, na cratera marciana de Jezero.

O laser impactou 30 vezes uma rocha a aproximadamente 3,1 metros de distância, deixando pequenos orifícios na superfície rochosa.

Espera-se que a tecnologia permita estudar detalhadamente as rochas do Planeta Vermelho. Ao serem aquecidos a milhares de graus, seus fragmentos são evaporados, convertendo-se em plasma.

Após isso, a câmera SuperCam, instalada no mastro do rover, pôde realizar uma série de fotos para analisar sua composição química.

Além disso, o som dos impactos também fornece informação valiosa. Baseando-se em sua intensidade, é possível tirar conclusões sobre sua estrutura física.

Simultaneamente com os áudios, a agência publicou fotos das superfícies "atacadas" pelo rover Perseverance.

"A SuperCam realmente dá ao nosso rover os olhos para observar amostras de rochas promissoras e ouvidos para escutar como soam quando são impactadas pelo laser [...]", cita o astrofísico Thomas Zurbuchen, em comunicado da NASA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала