A liberação ocorreu horas depois que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) recomendou a vacina da Johnson & Johnson, desenvolvida pela farmacêutica Janssen, contra a COVID-19, a primeira que requer apenas uma dose.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou a aprovação. As informações foram publicadas no portal da UE.
"A vacina da Janssen é a quarta vacina autorizada pela UE e nos ajudará a aprimorar a campanha de vacinação no segundo trimestre de 2021. Requer apenas uma dose, o que nos leva mais um passo para atingir nossa meta coletiva de vacinar 70% da população adulta até final do verão", destacou.
A autorização aprovada é de uso condicional e permite a aplicação apenas por um ano já que a farmacêutica ainda não disponibilizou todos os dados de eficácia e efeitos colaterais da vacina.
O imunizante da Johnson & Johnson já foi aprovado pelos Estados Unidos, Canadá e Bahrein.
A farmacêutica e a União Europeia chegaram a um acordo para a entrega de 200 milhões de doses neste ano. As primeiras 55 milhões devem ser entregues antes do fim do primeiro semestre.