Apesar de o Brasil ter batido recordes no número de mortes por COVID-19, chegando a contabilizar 2.349 óbitos em 24 horas, a FAB entende que a situação está sob controle.
Segundo informações do jornal O Globo, a FAB cita documentos da OPAS/OMS (Organização Panamericana de Saúde) para afirmar aos integrantes da Força Aérea do Brasil que o país "mostra estabilização".
Em seguida, o documento relata que "as curvas de diagnósticos e óbitos registram diminuição, demonstrando a saída do platô para situação de queda".
O comunicado, publicado nesta quarta-feira (11) e que integra o Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica para a COVID-19, informa que "diversos planos de retomada da normalidade e medidas de flexibilização estão sendo adotados nas diversas regiões do país".
Vale lembrar que o Brasil vive o pior momento desde que a pandemia do coronavírus começou, com 19 estados e o Distrito Federal com ocupação de UTIs igual ou superior a 80%. Várias cidades também apresentam uma rede de saúde pública em colapso.
O documento, no entanto, vai além e atesta que "a situação atual se mostra favorável para o restabelecimento de atividades cotidianas".
Alguns integrantes da FAB que receberam o boletim na manhã de ontem se mostraram indignados com o conteúdo do documento, que não reflete a situação atual do Brasil.
Posteriormente, a FAB informou que o Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica "foi divulgado equivocadamente, com informações desatualizadas e será republicado em breve com as correções pertinentes".