A mídia iraniana divulgou na sexta-feira (12) um vídeo que teria sido gravado logo após o ataque "terrorista" de 10 de março, que danificou o navio de contêineres iraniano Shahr-E-Kord, da empresa de navegação estatal IRISL.
As imagens divulgadas mostram fumaça saindo da frente do navio. Além disso, parece que a possível explosão teria destruído um dos contêineres a bordo.
تایید انفجار و آتش سوزی کشتی شهر کرد در آبهای مدیترانه شرقی توسط سخنگوی شرکت کشتیرانی جمهوری اسلامی pic.twitter.com/fL7vXfawna
— Aleph, Persian one | א. פרסי (@hey_itsmyturn) March 12, 2021
De acordo com o porta-voz da IRISL, Ali Ghiasian, ninguém a bordo ficou ferido. "Tais atos terroristas equivalem à pirataria naval e são contrários ao direito internacional sobre segurança marítima comercial, e ações legais serão tomadas para identificar os perpetradores por meio de instituições internacionais relevantes", acrescentou o porta-voz.
A embarcação tinha como destino a Europa quando ocorreu o ataque e deve continuar o seu itinerário após os reparos. O incidente ocorre duas semanas depois que um navio mercante, de um empresário israelense, mas com bandeira das Bahamas, sofreu uma explosão enquanto atravessava o golfo de Omã. A companhia identificou o navio como sendo o MV Helios Ray e os 28 tripulantes a bordo não sofreram danos pessoais.