De acordo com o Museu de Odense, acredita-se que a espada, pertencente à Idade do Bronze nórdica (1700-500 a.C.), tenha sido parte de uma oferenda.
O punho da espada, feito de madeira, chifre e antimônio, foi encontrado em excelente estado de conservação, um fato raro, segundo Jesper Hansen, curador do Museu de Odense.
Archaeologists at Odense City Museums, Denmark, have made a startling discovery - a 3000 year old 1.3 kg heavy bronze sword has been excavated at Håre on West Funen. https://t.co/TsHoI5Y2n6 pic.twitter.com/CGb4GrGmJ6
— European Association of Archaeologists (@archaeologyEAA) March 11, 2021
Arqueólogos do Museu de Odense, Dinamarca, fizeram uma descoberta surpreendente - uma espada de bronze de 1,3 kg de 3.000 anos, escavada em Hare, em Funen Ocidental.
Além disso, o material utilizado para cobrir o artefacto permitiu que a lâmina de bronze permanecesse quase intacta, apenas com uma camada de pátina, que se formou na superfície ao longo dos anos.
Visto que o artefato, de aproximadamente 1,3 kg, é composto de diferentes materiais, sua conservação é um assunto complexo. Por isso, os pesquisadores decidiram desmontar o punho e manter separados os elementos da espada.
Esta técnica permitirá que o metal, a madeira e o chifre possam ser tratados separadamente para garantir sua correta preservação.
Assim que a datação por radiocarbono e os trabalhos de conservação forem concluídos, a espada será montada e, posteriormente, exposta nas instalações do Museu de Montergarden.