Egito e França conduziram exercício naval conjunto no mar Vermelho na Base Militar de Berenice, disse o porta-voz militar egípcio Tamer Al-Refai no domingo (14), de acordo com a agência Anadolu.
O treinamento se acrescenta ao anterior, realizado no dia 8 de março, somando o segundo intercâmbio militar entre os dois países em menos de um mês efetuados na mesma região, segundo a mídia.
Al-Refai disse que o porta-aviões francês Charles de Gaulle e a fragata egípcia Segm Al Fateh participaram do treinamento.
#المتحدث_العسكرى : القوات البحرية المصرية والفرنسية تنفذان تدريباً بحرياً عابراً فى نطاق مسرح العمليات للأسطول الجنوبى ... pic.twitter.com/mHaDYvIpZs
— المتحدث العسكري (@EgyArmySpox) March 14, 2021
Como parte do exercício, as práticas foram realizadas em muitas áreas, incluindo uma troca de pousos de helicópteros nos helipontos das embarcações, táticas de defesa remota e resposta a todos os tipos de ameaças que podem surgir dia e noite, de acordo com a agência.
O Charles de Gaulle é o único porta-aviões nuclear da França.
O exercício é parte do plano do Comando Geral das Forças Armadas Egípcias (EADF, na sigla em inglês) para elevar o nível de treinamento e trocar experiências com as Forças Armadas de países "irmãos e amigos", indicando bom andamento das relações bilaterais entre o Egito e a França.