De acordo com a revista norte-americana, o único protótipo do Su-47 foi construído e viu seu primeiro voo em setembro de 1997. Esta aeronave serviu para testar um grande número de tecnologias avançadas que posteriormente foram utilizadas pelos caças Su-35 e Su-57.
Suas asas em flecha o tornaram uma aeronave incomum e diferente de qualquer outro caça de quinta geração, fazendo com que fosse extremamente manobrável, com uma taxa de rotação quase incomparável.
Imagens recentemente publicadas do Su-47 indicam que o caça teria sido construído com uma fuselagem muito mais furtiva que era indicado pelo protótipo.
Além disso, a aeronave se destacava por maior relação entre sustentação e arrasto, estabilidade superior em ângulos de ataque elevados, velocidade mínima de voo mais baixa, bem como uma melhor resistência ao estol e características anti-parafuso.
O Su-47 utilizava os motores do MiG-31 e partes da fuselagem, caudas verticais e trem de pouso do Su-27. O projeto também incluía mísseis ar-ar de longo alcance e sistemas de radar modernos.
Apesar de suas qualidades, o projeto do caça foi interrompido devido a apresentar baixa velocidade, isso devido ao design de sua asa. A aeronave alcançava uma velocidade de Mach 1.6, comprometendo seu desempenho de voo. Além disso, o projeto foi cancelado devido ao colapso da União Soviética. Se ele não tivesse ocorrido, a aeronave entraria em produção na década de 2000.