Os especialistas do Instituto Central de Aerohidrodinâmica Zhukovsky testaram um modelo aerodinâmico do avião CR929 com o winglet em forma de foice, informou o instituto em comunicado.
"A diferença fundamental desta forma de asa é seu estreitamento muito grande, o que diminui o peso da estrutura. Seu indicador é um recorde para as aeronaves civis nacionais", afirmou o chefe do departamento de aerodinâmica de aviões e foguetes do instituto, Ivan Chernyshov.
"No entanto, ao mesmo tempo tal decisão é um grande desafio para os especialistas em aerodinâmica, nesta área é importante prevenir o surgimento de fenômenos de ruptura nas extremidades das asas, tanto a velocidades baixas como altas", disse Chernyshov.
Os experimentos foram realizados a velocidades até Mach 0,96 e número de Reynolds 3,5–5. Além disso, os especialistas do instituto realizaram a visualização de aerodinâmica usando o método de cristais líquidos. Com a tecnologia de videogrametria eles determinaram a deformação da asa.
Os resultados obtidos confirmaram a alta qualidade aerodinâmica da configuração do avião e sua velocidade de cruzeiro planejada de Mach 0,85, bem como os danos previsíveis do modelo do avião em túnel de vento.
A aeronave de passageiros da fuselagem larga de longo curso CR929 é um projeto russo-chinês de um avião para 250 a 300 passageiros. O avião é desenvolvido pela Corporação Unida de Construção Aeronáutica da Rússia (UAC) e a Corporação de Aviação Comercial da China (COMAC). Na sigla da aeronave a letra C significa China e a letra R significa Rússia.