Um grupo operacional de bombardeiros furtivos B-2 Spirit da Força Aérea dos EUA chegou nesta terça-feira (16) à base aérea das Lajes, nas ilhas de Açores, Portugal.
O grupo conta com três bombardeiros, segundo entusiastas aeronáuticos que acompanharam seu voo transatlântico desde o aeródromo de Whiteman (EUA) da 509ª Ala de Bombardeiros.
O comando militar dos EUA confirmou a implantação, apesar de não especificar o número ou a capacidade nuclear das aeronaves, destacando a importância da posição estratégica da base, bem como das manobras programadas.
O B-2 Spirit da @USAirForce chegou à Base Aérea das Lajes: https://t.co/qpena1I8Zp. pic.twitter.com/I7NnhJTDEL
— U.S. Embassy Lisbon (@USEmbPortugal) March 17, 2021
Particularmente, os pilotos treinaram pousos rápidos para o reabastecimento de combustível e a substituição da tripulação com os motores acionados para realizar rapidamente uma nova decolagem e continuar sua missão.
U.S. Air Force B-2 Spirit stealth bombers arrives in Portugalhttps://t.co/PacHeqmbqu pic.twitter.com/S6tbQhbFQW
— Defence Blog (@Defence_blog) March 17, 2021
Bombardeiros furtivos B-2 Spirit da Força Aérea dos EUA pousam em Portugal.
Os B-2 Spirit operaram em conjunto com quatro bombardeiros estratégicos Rockwell B-1B, implantados temporariamente na Noruega.
"As missões do grupo operacional de bombardeiros demonstram o envolvimento dos EUA na defesa coletiva da OTAN e são uma mostra da capacidade norte-americana de dissuasão estendida", afirmaram os militares.
Em março de 2020, os EUA enviaram a Lajes dois bombardeiros B-2 Spirit, que posteriormente regressaram ao país norte-americano.