O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, aconselhou na terça-feira (16) que seus apoiadores, muitos dos quais se opõem à vacinação, tomem a vacina contra o SARS-CoV-2, saudando os inoculantes como "ótimos" e "seguros".
"Eu recomendaria para muitas pessoas que não querem receber […]. É uma ótima vacina, é uma vacina segura e é algo que funciona", afirmou Trump durante uma entrevista por telefone para a emissora Fox News.
O ex-presidente republicano, porém, não especificou a qual das três vacinas aprovadas para uso nos EUA ele se referia, se a desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, pela Moderna ou pela Johnson & Johnson. Trump também lamentou que muitos dos céticos da vacina "votaram em mim, francamente", reconhecendo as evidências das pesquisas, que indicam que os republicanos são mais desconfiados em relação à inoculação.
Trump creditou o rápido desenvolvimento das vacinas norte-americanas contra a COVID-19 à sua administração e criticou o que ele vê como uma tentativa do atual presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, de receber o crédito por suas realizações com a vacina.
"Salvamos muitos meses e milhões de vidas […] [A vacina] funciona incrivelmente bem. 95%, talvez até mais do que isso [...] e está realmente salvando nosso país e, francamente, salvando o mundo", garantiu o ex-presidente.
Ao contrário do presidente Joe Biden, Trump não recebeu a vacina publicamente, mas a mídia confirmou no início de março que o ex-presidente e a ex-primeira-dama, Melania Trump, receberam suas vacinas discretamente ainda em janeiro, na Casa Branca, nos últimos dias de seu mandato.
Olhos em 2024
Durante a entrevista, Trump também mencionou sua muito especulada candidatura presidencial em 2024.
"Com base em todas as pesquisas, querem que eu concorra novamente, mas vamos dar uma olhada e veremos", disse o republicano, acrescentando que poderia tomar uma decisão após as eleições de 2022.
"Temos boas chances de ganhar o Senado e tomaremos uma decisão depois disso", acrescentou.
O número de doses de vacinas fornecidas e administradas por dia nos EUA está aumentando, de acordo com a mídia, mais de 2,5 milhões de pessoas foram vacinadas por dia na última semana, em média. Cerca de um em cada cinco norte-americanos recebeu pelo menos uma dose, e cerca de um em cada nove recebeu as duas doses e está totalmente vacinado.