A Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association, IATA) fez o anúncio nesta quarta-feira (17) em entrevista coletiva.
Proud to announce that the first passenger using #IATATravelPass arrived at @HeathrowAirport today from #Singapore ✈
— IATA (@IATA) March 17, 2021
The successful trial of the app with @SingaporeAir demonstrates that digital technology can help safely restart aviation.👉https://t.co/fxqLyhra0D pic.twitter.com/69tGkehS4H
Orgulhosos de anunciar que o primeiro passageiro usando #IATATravelPass chegou a @HeathrowAirport hoje de #Singapore. O teste bem-sucedido do aplicativo com @SingaporeAir demonstra que a tecnologia digital pode ajudar a reiniciar a aviação com segurança.
O voo internacional foi operado pela Singapore Airlines, que anunciou na semana passada que lançaria o aplicativo IATA Travel Pass para verificar as credenciais de saúde dos passageiros em meio à pandemia do novo coronavírus, tornando-se a primeira companhia aérea a testar o aplicativo. A versão piloto está sendo usada na rota de Londres entre 15 e 28 de março.
De acordo com o chefe da IATA, Alexandre de Juniac, a implementação bem-sucedida do aplicativo demonstra que as tecnologias podem "ajudar os viajantes e os governos de forma segura, conveniente e eficiente a gerenciar as credenciais de saúde em viagens" em meio à pandemia.
O IATA Travel Pass é um aplicativo que permite aos passageiros criar uma identificação digital contendo sua foto de perfil e informações de passaporte, obter certificados de teste e vacinação para garantir que atendam a todos os requisitos de viagem, bem como compartilhar esses certificados com companhias aéreas e autoridades para facilitar a viagem.