Maduro afirma que os EUA causaram grandes danos à economia venezuelana

© REUTERS / Manaure QuinteroO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, faz pronunciamento em Caracas, na Venezuela.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, faz pronunciamento em Caracas, na Venezuela. - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2021
Nos siga no
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta quinta-feira (18) que os planos dos Estados Unidos em relação à Venezuela fracassaram, mas que causaram danos grandes na economia do país.

Em pronunciamento veiculado na emissora estatal Venezolana de Televisión, Maduro citou o chefe do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, almirante Craig Faller, mas destacou que a ofensiva gerou consequências devastadoras na economia venezuelana.

"Craig Faller declara diretamente que eles falharam, ele diz que eles falharam, mas que seu objetivo era destruir a economia da Venezuela e eles causaram grandes danos", disse Maduro.

A declaração de Maduro ocorre após Faller dizer à Comissão de Serviços Armados do Senado dos EUA, na quarta-feira (18), que os Estados Unidos impuseram pesadas sanções "ao país bolivariano a fim de perseguir a destruição da economia venezuelana".

© AP Photo / Lynne SladkyChefe do Comando Sul dos EUA, almirante Craig Faller
Maduro afirma que os EUA causaram grandes danos à economia venezuelana - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2021
Chefe do Comando Sul dos EUA, almirante Craig Faller

O presidente venezuelano destacou que desde 2015 seu país enfrenta uma guerra econômica.

"Desde 2015, uma guerra econômica implacável, contra um país inteiro, contra a Venezuela, uma guerra econômica produto de sanções criminosas, cruéis e assassinas", declarou Maduro.

Essas medidas, garantiu o presidente, afetaram a qualidade de vida dos venezuelanos nos últimos seis anos, e afirmou que entre 2004 e 2014 a população testemunhou um aumento do investimento social através dos lucros gerados pelo petróleo.

Desde 2017, o governo dos Estados Unidos aplicou inúmeras sanções contra as principais indústrias da Venezuela, gerando uma queda acentuada no Produto Interno Bruto do país.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала