Na quarta-feira (17), o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA reportou ao menos nove tornados atingindo estados no sul do país. Em particular, seis furacões foram registrados no estado do Alabama, dois no Mississippi e um na Louisiana.
O serviço meteorológico emitiu mais de 50 avisos para sete estados, incluindo o Alabama, Arkansas, Texas, Mississippi e Oklahoma.
No total, mais de 40 milhões de norte-americanos estavam no caminho das ferozes tempestades. Até agora não houve relatos de mortes, embora a tempestade tenha causado danos. Mais de 70 mil casas e empresas sofreram cortes de energia em todo estado do Texas até o Alabama, segundo informou o jornal USA Today.
O tempo severo forçou muitas escolas e agências estaduais no Alabama, Louisiana e Mississippi fecharem ou mudarem para estudos a distância. Grandes clínicas de vacinação onde centenas de pessoas podem se vacinar sem sair de seus veículos foram canceladas no Alabama, Mississippi e Tennessee.
Além disso, anteriormente na quarta-feira (17), o serviço meteorológico também emitiu um aviso de "alto risco" de nível cinco para tempestades severas no Mississippi e no Alabama. O nível cinco é o risco mais alto para tempestades que produzem tornados.
Esta é a primeira vez desde 2012 que um alerta de alto risco é emitido no mês de março no país.