O diretor da Agência de Medicamentos Europeia, Emer Cooke, afirmou que, de acordo com uma "conclusão científica clara", a vacina da farmacêutica AstraZeneca é "segura e eficaz" contra a COVID-19.
A aplicação da vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca foi suspensa em uma série de países da Europa, incluindo Alemanha, França, Espanha, Portugal e Itália.
As autoridades dos países europeus que interromperam a vacinação alegaram ter agido por precaução após relatos de casos de trombose.
"O Comitê [de Avaliação de Risco de Farmacovigilância] chegou a uma conclusão científica clara. Esta é uma vacina segura e eficaz. Seus benefícios em proteger as pessoas da COVID-19 com os riscos associados de morte e hospitalização superam os possíveis riscos. O comitê também concluiu que a vacina não está associada a um aumento no risco geral de eventos tromboembólicos ou coágulos sanguíneos", disse Cooke durante um briefing.
Ele disse também que o órgão regulador da União Europeia continuará estudando possíveis ligações entre a vacina AstraZeneca e incidentes de coágulos sanguíneos.
"Também estamos iniciando investigações adicionais para entender mais sobre esses casos raros, e estamos conduzindo um estudo observacional direcionado", acrescentou Cooke.