A aprovação aconteceu por votação verbal e veio logo depois que o senador republicano Ted Cruz, do Texas, suspendeu o bloqueio que havia feito para a indicação.
Burns atuou como embaixador dos EUA na Rússia e na Jordânia e tem mais de 30 anos de serviço no Departamento de Estado, o que abrange os governos de presidentes democratas e republicanos. Em sua audiência de confirmação no mês passado, Burns prometeu que entregaria inteligência "nua e crua" para a Casa Branca.
EUA vão impor mais sanções contra o projeto do gasoduto Nord Stream 2 se for determinado que a atividade de construção "atinge o limite para sanções"https://t.co/aeOzvoj5UD
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 12, 2021
Naquela mesma audiência, o experiente diplomata foi recebido de maneira calorosa pelos republicanos, mas sua confirmação foi bloqueada por Cruz, que exigiu uma forte condenação por parte da administração de Joe Biden para a construção de um novo gasoduto da Rússia, o Nord Stream 2.
I welcome today's statement by Secretary Blinken, which reinforces to the international community that there is a bicameral, bipartisan, and whole of government commitment in the United States to stopping Putin's Nord Stream 2 pipeline.
— Senator Ted Cruz (@SenTedCruz) March 18, 2021
Saúdo a declaração de hoje [18] do secretário Blinken, que reforça para a comunidade internacional que existe um compromisso bicameral, bipartidário e de todo o governo nos Estados Unidos para impedir o gasoduto Nord Stream 2 de Putin.
Hoje (18), o secretário de Estado Antony Blinken emitiu um comunicado no qual classifica o Nord Stream 2 como "um mau negócio para Alemanha, Ucrânia e nossos aliados e parceiros da Europa Central e do Leste". Após o posicionamento do secretário, Cruz suspendeu o bloqueio que havia feito sobre a indicação de Burns.
The Biden administration has made clear the Nord Stream 2 is a bad deal. We continue to monitor activity and warn any entity involved in the Nord Stream 2 pipeline will risk sanctions. We are committed to complying with the Congressional legislation in this regard.
— Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) March 18, 2021
O governo Biden deixou claro que o Nord Stream 2 é um mau negócio. Continuamos monitorando as atividades e alertamos que qualquer entidade envolvida no gasoduto Nord Stream 2 poderá ser alvo de sanções. Estamos empenhados em cumprir a legislação do Congresso a esse respeito.