O incidente ocorreu no dia 16 de março, envolvendo o avião norte-americano KC-135 e os caças F/A-18 Hornet da Força Aérea finlandesa, segundo o portal The Aviationist.
De acordo com o portal, a mangueira caiu em solo, sem causar danos ou vítimas, e no dia seguinte o exercício foi realizado com outra aeronave.
Em 2015, em um treinamento na Finlândia, outro KC-135 apresentou problemas na mangueira, que se desprendeu após ser danificada por um caça Hornet durante o treinamento.
Finnish F/A-18s have flown training missions this week in 🇫🇮 airspace with 🇺🇸 @48FighterWing F-15Cs and F-15Es, 🇺🇸 @RAFMildenhall KC-135s and 🇩🇪 @Team_Luftwaffe Eurofighters. #airpower#Cooperation bolsters #interoperability and enhances Finland's defence capability. #ilmavoimat pic.twitter.com/6Xw9Jf1KzR
— Ilmavoimat (@FinnishAirForce) March 18, 2021
Os caças F/A-18 finlandeses conduziram missões de treinamento nesta semana no espaço aéreo finlandês com os F-15C e F-15E da 48ª Ala de caça dos EUA, KC-135 da Força Aérea finlandesa e os Eurofighters da equipe Luftwaffe, da Alemanha. A cooperação reforça a interoperabilidade e eleva as capacidades de defesa da Finlândia.
O KC-135 geralmente reabastece as aeronaves através de sua lança traseira, porém, a aeronave recebe pods nas asas para transferir seu combustível para aeronaves equipadas com a sonda de reabastecimento, como o F/A-18 Hornet.
A Força Aérea norte-americana está substituindo gradualmente estas aeronaves pelos KC-46 Pegasus, baseados no Boeing 767.