"A China aplaude a iniciativa da solução política iemenita, proposta pela Arábia Saudita, aprova as medidas positivas do lado saudita para suavizar o meio ambiente no Iêmen", disse Hua a repórteres nesta terça-feira (23).
Na segunda-feira (22), o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, anunciou que a Arábia Saudita está propondo uma nova iniciativa para resolver o conflito no Iêmen.
Plano da Arábia Saudita inclui um cessar-fogo nacional sob supervisão da ONU e reabertura das ligações aéreas e marítimas com o Iêmen https://t.co/UNCJpluWMp
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 22, 2021
Segundo o chanceler, a iniciativa prevê a retomada da operação do aeroporto internacional de Sanaa para alguns endereços e o levantamento parcial do bloqueio do porto iemenita de Al Hudeida, entre outras medidas.
Além disso, está prevista a destinação da receita do uso do porto à conta comum das forças do Norte e do Sul no Banco Central.
O Iêmen vive um conflito armado desde 2014 entre os apoiadores do presidente legítimo, Abdo Rabu Mansur Hadi, e os rebeldes houthis do movimento Ansar Allah.