Enquanto aguarda o tão esperado momento, o helicóptero foi liberado de seu escudo protetor no último final de semana, tendo seu primeiro contato com o Planeta Vermelho.
"Foi retirado o escudo de detritos e aqui está nossa primeira olhada do helicóptero. Está guardado de lado, dobrado e preso no lugar, por isso teremos de fazer origami inverso antes de o poder pousar. Antes disso, porém, estou a caminho do 'heliponto' escolhido a dois dias de distância daqui", cita a NASA.
Com isso, acredita-se que a aeronave esteja se preparando para seu primeiro voo no Planeta Vermelho, onde sobrevoará a cratera Jezero, de 500 metros de profundidade e repleta de penhascos íngremes, dunas de areia e campos de pedregulho.
Away goes the debris shield, and here’s our first look at the helicopter. It’s stowed sideways, folded up and locked in place, so there’s some reverse origami to do before I can set it down. First though, I’ll be off to the designated “helipad,” a couple days’ drive from here. pic.twitter.com/E9zZGQk5jQ
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) March 21, 2021
Foi retirado o escudo de detritos e aqui está nossa primeira olhada do helicóptero. Está guardado de lado, dobrado e preso no lugar, por isso teremos de fazer origami inverso antes de o poder pousar. Antes disso, porém, estou a caminho do 'heliponto' escolhido a dois dias de distância daqui.
Caso o helicóptero consiga decolar e pairar no ar, mais de 90% dos objetivos do projeto serão alcançados.
Apesar das expectativas, ainda é cedo para afirmar algo com precisão, já que a realização da missão depende de outras condições.