"Já existem sete fábricas operando para o mercado russo, que estão aumentando sua capacidade de produção. A contagem não é mais de dezenas de milhões de doses, mas mais. Assim, os locais de produção russos e internacionais devem lançar várias centenas de milhões de vacinas este ano. Acreditamos que seremos capazes de satisfazer plenamente as necessidades do mercado russo e também as necessidades de parceiros internacionais", declarou Primak nesta terça-feira (23) em entrevista coletiva on-line.
Também nesta terça-feira (23), o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) anunciou que pediu o registro da vacina Sputnik V no programa internacional do COVAX, conforme declarou Vladimir Primak, diretor do fundo.
Registro da Sputnik V no COVAX permitiria abrir novo mecanismo de distribuição da vacina pelo mundo aforahttps://t.co/XT7TqoRLQr
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) March 23, 2021
A vacina Sputnik V foi aprovada em 56 países, com uma população combinada de mais de 1,5 bilhão de pessoas. O imunizante tem o segundo maior número de aprovações por reguladores estatais no mundo.
O COVAX é um mecanismo internacional, lançado pela OMS com a Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI, na sigla em inglês) e a Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI, na sigla em inglês), que apoia o desenvolvimento da capacidade de fabricação e aquisição de vacinas, com os países de alta renda pagando pela sua compra e subsidiando, assim, os países mais carenciados financeiramente.