O objeto tem a forma de cone, embora alguns tenham ficado impressionados com sua aparência semelhante a um grande punhal.
O artefato tem 53 centímetros de comprimento e pesa 16,3 quilos, com um diâmetro de 16 centímetros na parte mais larga, segundo os especialistas do Instituto de Arqueologia e Relíquias Culturais da província de Jilin.
Ancient stone artifact unearthed in Jilin, northeast China, sheds light on how stone tools were made during the Paleolithic period https://t.co/gBg65sDYZJ pic.twitter.com/13CIBUrQcD
— China Xinhua News (@XHNews) March 23, 2021
O antigo artefato de pedra, descoberto em Jilin, nordeste da China, dá pistas de como as ferramentas de pedra eram feitas durante o período Paleolítico.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, o objeto é um núcleo lítico feito de obsidiana, também conhecida como vidro vulcânico.
Os núcleos líticos, de pedra ou obsidiana, eram uma espécie de "pré-formas" que podiam ser moldadas em facas, pontas de lança e outras ferramentas.
"O núcleo lítico é de ótima qualidade e de importante valor para compreender os métodos de fabricação das ferramentas de pedra na região das montanhas de Changbai durante o período Paleolítico", explicou Zhang Fuyou, pesquisador do Instituto Provincial de Cultura e História.